Sob mediação da professora Suely Perazzoli Trindade, os alunos do Ensino Médio desenvolveram exposição de produções artísticas intitulada “Um olhar monocromático”. Tendo como objetivo proporcionar a compreensão dos fundamentos da linguagem visual através de subsídios e conceitos teóricos e práticos pertinentes ao exercício do ensino e da aprendizagem no âmbito educativo e artístico.
A linguagem visual tem várias funções na sociedade e na cultura, como de interpretar o mundo, de provocar emoção e reflexão, de expressar o pensamento e a visão de mundo do artista, de explicar e refletir as histórias humanas, de questionar a realidade, de repensar crenças, deuses, ideais, pessoas e outras. Qualquer que seja sua direção, a linguagem visual está em toda parte e determina a identidade de um povo, de um grupo social e de um indivíduo. É de fundamental importância para o educando o conhecimento das principais formas de manifestação de imagem e das técnicas artísticas a ela relacionadas. Assim como é indispensável habilitá-lo a compreender a história e os fatores que intervém na percepção e na estética da linguagem visual, bem como a sua comunicação no contexto histórico, social e cultural.
As produções artísticas desenvolvidas pelos educandos do Ensino Médio é resultado do estudo dos gêneros artísticos focalizando a paisagem monocromática com luz e sombra no estilo modernista. O conhecimento artístico se constrói a partir da compreensão da linguagem visual, que auxilia no processo de criação, que resulta na produção artística e que abarca o ser sensível e estético do educando. Neste sentido, a linguagem visual como proposta de ensino que visa a construção do conhecimento estético e através dessa dimensão educativa, possibilita o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de linguagem visual entre os seres humanos na sociedade.
Profª Suely Perazzoli Trindade