quarta-feira, 23 de março de 2011

Um olhar monocromático

Sob mediação da professora Suely Perazzoli Trindade, os alunos do Ensino Médio desenvolveram exposição de produções artísticas intitulada “Um olhar monocromático”. Tendo como objetivo proporcionar a compreensão dos fundamentos da linguagem visual através de subsídios e conceitos teóricos e práticos pertinentes ao exercício do ensino e da aprendizagem no âmbito educativo e artístico.


A linguagem visual tem várias funções na sociedade e na cultura, como de interpretar o mundo, de provocar emoção e reflexão, de expressar o pensamento e a visão de mundo do artista, de explicar e refletir as histórias humanas, de questionar a realidade, de repensar crenças, deuses, ideais, pessoas e outras. Qualquer que seja sua direção, a linguagem visual está em toda parte e determina a identidade de um povo, de um grupo social e de um indivíduo. É de fundamental importância para o educando o conhecimento das principais formas de manifestação de imagem e das técnicas artísticas a ela relacionadas. Assim como é indispensável habilitá-lo a compreender a história e os fatores que intervém na percepção e na estética da linguagem visual, bem como a sua comunicação no contexto histórico, social e cultural.


As produções artísticas desenvolvidas pelos educandos do Ensino Médio é resultado do estudo dos gêneros artísticos focalizando a paisagem monocromática com luz e sombra no estilo modernista. O conhecimento artístico se constrói a partir da compreensão da linguagem visual, que auxilia no processo de criação, que resulta na produção artística e que abarca o ser sensível e estético do educando. Neste sentido, a linguagem visual como proposta de ensino que visa a construção do conhecimento estético e através dessa dimensão educativa, possibilita o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de linguagem visual entre os seres humanos na sociedade.


Profª Suely Perazzoli Trindade


0 comentários:

Postar um comentário