segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Obra Infantil de Monteiro Lobato

 Partindo de um universo brasileiro e rural - o Sítio do Picapau Amarelo - , Lobato cria uma literatura em que a criança é convidada a sonhar, a imaginar e também a conhecer muito sobre a realidade.

                                       Sítio do Picapau Amarelo - 1º versão.  Período de exibição: 07/03/1977 -  31/01/1986
É importante ressaltar que a obra infantojuvenil de Lobato foi escrita entre 1920 e 1940 e que a sociedade de cada época traz na sua cultura diferentes valores, normas e conceitos. Por isso, contextualizar esses livros entre as crianças de hoje é fundamental.
Os alunos da 3ª 31, da profª Suzana, já estavam lendo e pesquisando sobre Monteiro Lobato, quando nossa escola recebeu 19 títulos de obras do autor. Adoramos!!!
Estamos lendo e socializando estas obras com os colegas, aprimorando e ampliando a leitura de cada dia.

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar".
Monteiro Lobato

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Identificação dos Alimentos - Pirâmide Alimentar

Os alunos da 2ª 22, da profª Lenita Bonetti, realizaram atividades sobre a pirâmide alimentar.

Tendo como objetivo verificar e reforçar os conhecimentos dos alunos sobre:
  • Alimentação saudável;
  • Substituição de alimentos;
  • Pirâmide dos alimentos;
  • Higiene de alimentos;
  • Atividades Físicas;
  • Composição nutricional dos alimentos (vitaminas, minerais e fibras).  

    terça-feira, 17 de maio de 2011

    Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



    O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual. A data visa criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente de nossa sociedade brasileira que sofre com esse mal há várias décadas. É importante salientar que o programa em nível nacional incentiva, estimula e encoraja as pessoas a romper o silêncio denunciando com segurança e sigilo, as situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
    A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Crime Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. 
    Desde a criação da Lei do 18 de maio a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual.

    De acordo com estudos, o abuso sexual de crianças e adolescentes é uma verdadeira endemia no Brasil, cuja violência, banalizada pela erotização precoce, se afigura cada vez mais cedo. São crianças e adolescentes que, invariavelmente, são vítimas dos crimes sexuais. 
    Devemos todos lutar contra esses abusos, objetivando garantir os direitos fundamentais dessas crianças e adolescentes, fortalecendo sua auto-estima e restabelecendo o direito à convivência familiar e comunitária em condições dignas de vida.
    Não seja cúmplice deste crime!



    DENUNCIE, através do Disk-Denúncia Nacional: 100 
    e/ou no Conselho Tutelar e na Polícia.

     

    segunda-feira, 16 de maio de 2011

    Sorteio da Bicicleta

    Os alunos em dia com a contribuição da APP, concorreram hoje a uma
    bicicleta.

    O ganhador foi o aluno Eduardo Bordignon, da 4ª série turma 43.
     
     
    Parabéns Eduardo!



    sexta-feira, 13 de maio de 2011

    Resultado das eleições

    Confira o resultado das eleições para o Grêmio Estudantil:
    • Total de Votantes: 346
    • Brancos: 08
    • Nulos: 24
    • Chapa Atitude Nota 1000: 132
    • Chapa C: 182

    Parabéns a Chapa C!

    Eleições Grêmio Estudantil

    Está acontecendo, hoje em nossa escola, as eleições para o Grêmio Estudantil.





    ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 13 de Maio


    No início da colonização do Brasil não havia trabalhadores para a realização de trabalhos pesados, os portugueses colonizadores tentaram então usar o trabalho indígena nas lavouras, mas a escravidão indígena não foi levada adiante, pois os religiosos se posicionaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Logo, os colonizadores buscaram uma outra alternativa, eles troxeram negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.

    Como era a escravidão no Brasil
    Os negros africanos, trazidos da África, eram transportados nos porões dos navios negreiros e em função das péssimas condições deste meio de transporte desumano, muitos morriam durante a viagem. Após desembarcarem no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e violenta. 
    A escravidão permaneceu por quase 300 anos. O início do processo de libertação dos escravos e fim da escravidão se iniciou na segunda metade do século XIX quando surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período.
    A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil. Vinte e um anos mais tarde, em 28 de setembro de 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre, que tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir da decretação da lei.
    No ano de 1885, foi  promulgada a lei Saraiva-Cotegipe (também conhecida como Lei dos Sexagenários) que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.
    Mas foi somente em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país.
    Princesa Isabel
     

    quarta-feira, 11 de maio de 2011

    Homenagem às Mães

    No dia 6 de maio, aconteceu em nossa escola uma linda homenagem ao dia das Mães. Onde os alunos realizaram várias apresentações artísticas, demonstrando todo o amor, carinho e gratidão às mães.



    segunda-feira, 2 de maio de 2011

    Eleições Grêmio Estudantil 2011

    Nossa escola estará realizando, no dia 13 de maio, as eleições para o Grêmio Estudantil 2011.

    As chapas que estão concorrendo são:
    • Chapa Atitude Nota 1000
    • Chapa C

    Salientamos que os alunos procurem conhecer os membros, as propostas e objetivos de cada chapa, para que seja escolhida a melhor equipe de trabalho para o ano de 2011.

    Chapa Atitude Nota 1000

    Presidente: Rômulo Cenci
    Vice-Presidente: Leonardo Loof

    Objetivos e Propostas:
    • Palestras com profissionais de ramos específicos;
    • Aula de Leitura (semanal);
    • Na Festa Junina, realização de uma barraca para arrecadar fundos para a escola;
    • Noite cultural;
    • Campeonato de Truco;
    • Requisitar material da E.F para a APP;
    • Passeios de estudos;
    • Campanhas para coleta de agasalhos e alimentos, e de conscientização para a reciclagem do lixo;
    • No dia da Árvore, sorteio de 1muda de árvore para cada série;
    • No dia do Estudante realização de confraternização;
    • Colocação de mesas de Ping-Pong  no pátio;
    • No dia da Terra, cada aluno poderá por em prática e expor suas ideias de como melhorar o mundo;
    • Feira do Conhecimento;
    • Feira do Livro.

    Chapa C

    Presidente: Jeferson Rayzer Thibes
    Vice-Presidente: Mateus Pedro Rossete


    Objetivos e Propostas:
    • Promover Feiras do Conhecimento, premiando os 3 primeiros colocados;
    • Feira do Livro;
    • Gincanas para estimular as variedades nas atividades físicas;
    • Realização de palestras sobre assuntos que estejam compenetrados em nossos estudos;
    • Realizar o plantio de árvores em volta de nossa escola;
    • Em conjunto com os professores e com a colaboração dos alunos, voltar a utilizar algumas salas da escola que não estão sendo utilizadas;
    • Monitores no recreio;
    • Aquisição de novas bolas de futsal, vôlei e tênis de mesa;
    • Na semana da Árvore, levaremos ao hospital mudas de árvores frutíferas;
    • Realização de show de talentos.

    domingo, 1 de maio de 2011

    Dia Mundial do Trabalho


    O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
    A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu  nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
    Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
    Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

    Deixamos aqui a nossa homenagem a todos os trabalhadores. 
    Que este seja um dia de esperanças renovadas e que lhe traga em realizações a soma de todo seu esforço, dedicação e, sobretudo, vontade de crescer.